O texto nos trás vários questionamentos sobre o uso da internet, para o autor o papel do professor e do aluno ao trabalhar com a internet é participar como consumidor da informação produzida e assumir um papel como participante direto no desenvolvimento de materiais que circulam na net, sendo assim construtores de informações.
Em seu texto Sánchez destaca algumas opções do uso da internet para fins educativos, para ele a internet nos permite experimentar a globalização, favorecer experiências de novas formas de comunicação virtual, trabalhar com um novo meio de construção e experimentar atividades interativas.
Segundo o texto podemos usar a internet pedagogicamente como: um recurso de informação, um recurso metodológico, meio de divulgação, ferramenta de ensino, meio de construção etc.
Sánchez nos mostra as principais vantagens e desvantagens de trabalhar com a internet, para ele as vantagens são: Estimular a utilização de novas e diferentes formas de aprender; tem boas ferramentas de apoio ao trabalho colaborativo, design, desenvolvimento e avaliação de projetos, pesquisas, experimentação e trabalho interdisciplinar; Estimular o desenvolvimento e a utilização de competências de colaboração, comunicação e interação; Estimular o desenvolvimento e a utilização de habilidades sociais e cognitivas; estimular o trabalho global e interdisciplinar. As desvantagens são: A quantidade e a qualidade das informações que circulam; o tempo que o professor e o aluno precisam para navegar; a estabilidade das ligações; os métodos de trabalho são imaturos; a falta de avaliação de experiências educacionais com o uso da internet.
O texto mostra também problemas estruturais que dificultam o uso da internet na educação, como a falta de pontos de conexão nas salas de aulas, falta linhas telefônicas especialmente destinadas à internet, no entanto para Sánchez algumas dessas desvantagens são em grande parte resolvida quando os alunos desenvolvem habilidades que permitem reconhecer, selecionar e classificar as informações relevantes.
Sánchez finaliza seu texto dizendo que a internet pode ser uma poderosa ferramenta educacional se for usada uma metodologia adequada, com objetivos claros e metas realistas e aumentar o seu valor acrescentando na aprendizagem em conjunto com outras tecnologias, as quais podem ajudar a melhorar a qualidade e a diversidade de experiências.